Objetivo básico: Promover os direitos elementares de cidadania dos trabalhadores.
Trabalhar para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, incentivando as práticas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, através de diversos projetos e da articulação da sociedade, especialmente da esfera governamental e da iniciativa privada.
Sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre as questões do trabalho no que se refere a suas relações, a segurança e saúde dos trabalhadores, promovendo o engajamento social, governamental e empresarial, em propostas para a solução dos problemas do trabalhador, através da ação política na defesa de seus direitos e através de ações exemplares que possam ser disseminadas e multiplicadas.
Realizar de forma periódica Congressos, Convenções, Seminários, Oficinas e toda a forma de eventos para propiciar o intercâmbio de idéias e práticas no âmbito dos profissionais interessados na área de Segurança do Trabalhador.
Firmar Termos de Cooperação Técnica com Instituições Nacionais e Internacionais para intercâmbio de conhecimento e desenvolvimento de projetos na área de Relações do Trabalho.
Fomentar o Intercâmbio de professores, conferencistas, engenheiros e estudantes entre as Universidades, Escolas e Associações.
Promover a publicidade da utilidade da Segurança e Saúde do Trabalho como assunto de interesse público.
Promover o bem estar da Humanidade oferecendo facilidades e oportunidades ao trabalho humano seguro, com o uso racional dos materiais e recursos da natureza.